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O que o seu concorrente pode te ensinar sobre marketing

O que o seu concorrente pode te ensinar sobre marketing

Sabe aquela conversa de que a grama do vizinho sempre é mais verde? Não necessariamente ela é verdade, diria até que na maioria das vezes não é, porém devemos prestar muita atenção nisso, pois observando nossos concorrentes podemos observar muitas coisas.

Você deve observar quem são seus concorrentes diretos (aqueles que concorrem vendendo a mesma coisa que você, para o mesmo público) e os indiretos (que tem um produto diferente, mas que pode tirar vendas de você). Esse levantamento é essencial para qualquer tipo de trabalho de análise.

O primeiro que devemos observar é a forma como ele trabalha: o que tem de diferente para a forma que você trabalha? O que eu posso aprender com ele? Onde ele acerta e onde ele erra? É possível eu competir com ele de igual para igual? E o preço? É ou não o foco das vendas dele?

Também é legal observar o público que ele atende. É o mesmo público que o seu? Se sim, como ele faz para atingir esse público? Se não, o público que ele está pegando não é interessante para você? Ou até mesmo, como eu vou pegar um público diferente dele e fugir da concorrência? Todas essas questões devem ser observadas.

A informação é essencial e ter isso em mãos pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

Aqui no Escritório temos um documento, apontando todos os prontos fortes e pontos fracos dos nossos concorrentes diretos e indiretos. Assim, conseguimos observar os pontos que temos que trabalhar e os pontos que ganhamos da concorrência, focando nesses fatores em uma possível concorrência por uma conta.

Então proponho uma tarefa para você: abra um documento, levante todos os seus concorrentes, primeiro os diretos e depois os indiretos, e crie um questionário básico de perguntas sobre eles para responder. Os pontos fortes e pontos fracos são essenciais. Preencha por inteiro, com muita observação e informações que você pode buscar pela internet.

A observação da concorrência é uma ferramenta que deve ser usada sempre, independente do segmento que você atua.

E você, como faz isso na sua empresa?

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