Quer ser um profissional referência em sua área? O LinkedIn pode te ajudar! E para garantir esse sucesso, você precisa evitar alguns erros em seu perfil. Confira a lista dos 5 erros mais comuns no LinkedIn e deixe o seu perfil ainda mais profissional.
1) Foto de perfil inadequada
Antes de mais nada, o LinkedIn é uma rede profissional, e a sua foto é a primeira coisa que as pessoas vêem quando olham o seu perfil. Por isso, ela deve refletir quem você é e quem você deseja se tornar. A ausência de foto, fotos de má qualidade ou recortada de uma foto em grupo também devem ser evitadas.
Garanta que a sua foto reflita a sua essência, afinal o seu público também será composto por futuros recrutadores e empregadores. A foto ideal é aquela em que você está olhando para a câmera, focando do ombro para cima. Você pode ser criativo, desde que isso reflita o emprego que você almeja.
2) Ocupações vagas
A grande tríade do seu perfil é a sua foto, o seu nome e o título do seu emprego. Qualquer pessoa que visite o seu perfil, se aterá à essas três coisas. Por isso, certifique-se que o título seja atraente e condizente com a sua função.
Jamais deixe esse espaço em branco! Caso esteja em busca de uma oportunidade, pode colocar essa informação, mas de maneira clara e precisa!
3) Biografia
A biografia é o espaço para contar, com detalhes, como você adicionou valor à sua carreira profissional. A palavra-chave é “valor”, por isso foque em suas contribuições e nos impactos que causou. Mas com cuidado para não expor informações confidenciais de outros empregos.
4) Não se vanglorie
Sabe qual é o objetivo de descrever os seus empregos no LinkedIn? Construir uma história profissional de forma unificada. Ou seja, cuidado para não virar uma lista de empresas pelas quais passou.
Para isso, identifique os pontos em comum nos diferentes empregos que teve, e caso mude de carreira, certifique-se de que a história esteja refletida nas descrições. Faça de um modo que as pessoas se interessem.
5) Quantidade x qualidade
A qualidade da sua rede de conexões no LinkedIn é infinitamente superior à quantidade. Independente de ser 100 ou 100 mil, crie uma rede com profissionais da sua área e de áreas afins, com os quais você pode aprender.
Além de gerenciar as suas conexões, ajude outras pessoas a crescerem e alavancarem suas carreiras. Assim, as relações se tornam de troca.