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E quando só o Facebook já não resolve mais?

Esse é um momento que muita gente está passando, o Facebook está cada vez mais diminuindo o alcance das publicações. Isso vem desde 2012, mas parece ter atingido o topo disso.

Os anúncios também estão cada vez mais enroscados, apesar do Facebook falar que essa alteração no alcance não altera os posts patrocinados, é notável que tem alguma diferença e vários profissionais estão relatando isso.

Somado isso ao fato de que a comunicação é um ciclo, precisamos cercar o cliente de todas as formas e o Facebook, por mais que seja uma mídia gigantesca e essencial para um negócio, não consegue atingir sozinho.

Sua estratégia de vendas não pode ser dependente apenas de uma mídia

Isso é algo que muitas empresas fazem e é bem perigoso para uma estratégia, pois você está dependente de uma ferramenta que não controla o jogo, está deixando tudo em algo que pode mudar da noite pro dia.

Algo que é importante dizer sobre o Facebook, nada ali é seu, tudo é “alugado” então você precisa ter sempre outras alternativas para a entrada de clientes, é aquela velha história, não coloque todos os ovos na mesma cesta.

Vou colocar algumas dicas abaixo, de alternativas que você deve trabalhar em paralelo com o Facebook, vamos lá!

Instagram é essencial

Sem buscar dados, creio que é a mídia com mais interação do público, tem um público com um poder aquisitivo mais alto que do Facebook e com certeza será interessante para o seu negócio.

Toda a mídia precisa ter um propósito e uma estratégia alinhada, então você não pode trabalhar da mesma forma que trabalha no Facebook, mas nada impede de você replicar os posts que cria para o Facebook nessa mídia. A chance de atingir um público diferente e mesmo que o alcance orgânico do Instagram não esteja da mesma forma que era antigamente, ainda é melhor que o do Facebook.

Mas no Instagram temos recursos diferentes que devem ser trabalhados: o primeiro é as Tags, que no Facebook não funcionam mas no Instagram funcionam muito bem, use-as com sabedoria. Outro recurso são as histórias, tem um alcance gigante, muito maior que dos posts e as pessoas parecem ter gostado mais desse recurso, então use e abuse dele, poste tudo que for interessante, afinal de contas daqui 24 horas some tudo, então podemos ter um filtro menor com esse recurso (mas o bom senso ainda prevalece)

Por último são os vídeos, tanto nas histórias quando nos posts, funcionam muito bem e devem ser usados. Videoselfs são ótimos, humanizam sua marca e são fáceis de fazer, sem edição nem nada, grava e posta.

Dizemos que hoje em dia é obrigatório para uma empresa estar no Facebook, creio que estar no Instagram também seja.

Linkedin pode ser bem interessante

É uma mídia bem de nicho, com conteúdos bem profissionais, sem brincadeirinhas e piadinhas, é só olhar as fotos de perfil das pessoas, tá todo mundo de terno, então tem que respeitar né. O Linkedin é uma rede profissional e funciona muito bem para fazer contatos, lá as pessoas estão preparadas para isso então a abertura é mais fácil.

Para uma empresa pode ser bem interessante, fortalece muito a marca atinge um público interessante, o que complica um pouco é que para anunciar lá é bem caro, porém com uma estratégia de conteúdo forte pode ser bem interessante.

Blog e mídias próprias

Vejo muita gente falando que o site morreu, um engano, o site nunca vai morrer, é o cartão de visitas da sua empresa na internet, lugar mais confiável para buscar informações sobre você, quando alguém tem dúvidas sobre o seu produto o que faz? Procurar no Google, pode até cair na fanpage, mas o site é o lugar onde tem todas as informações concentradas.

Agora eu te pergunto, se o cliente procurar sua empresa no Google e você não tiver um site, o que ele vai fazer? Ou vai se informar de alguma outra forma que você não tem controle ou vai buscar informações do seu concorrente e se ele encontrar você acabou de perder um cliente.

Outra mídia que é essencial é um blog, o site precisa de movimento, senão a pessoa entra em um dia e vê uma coisa, quando ela entrar de novo precisa ver coisas novas para ficar, ter um blog dentro do site é essencial para isso.

Com o blog você consegue trabalhar com uma estratégia de conteúdo para atrair clientes, desde assuntos variados sobre o segmento, até dúvidas mais complexas sobre o seu produto, clientes tem dúvidas e se você não responder elas alguém vai responder.

Artigos trazem visitantes para o site e se acharem interessante podem querer saber mais sobre o produto, uma conta simples e boba, mas se a cada artigo que você fizer você tiver 20 visitantes (sendo muito, mas muito pessimista), se escrever 10 terá 200 e a cada vez que escrever pode ter ainda mais, aumentando as chances de converter eles em clientes, então por que não escrever? Bora por a mão na massa!

Ações Offline

Não menospreze as mídias offline, elas podem ser muito importantes para o seu negócio, analise bem qual tipo de mídia você pode aproveitar, Tvs locais, Rádios, Jornais, Revistas (muita gente fala que estão morrendo mas ainda tem um alcance bem legal e conseguem segmentar um público) e até panfletagens, dependendo do segmento do seu negócio podem funcionar muito bem, tudo é estratégia, se estiver alinhado vai gerar resultados.

Mas o que quero bater aqui são em ações offline, o cara a cara ainda é essencial para um negócio, colocar o pé na rua e buscar clientes, um exemplo bem básico é o Google, tem na mão uma das ferramentas de mídia mais fortes do mundo mas tem andares e andares de vendedores espalhados pelo mundo inteiro….. por que? Por que precisa e por que funciona.

Então sinto te informar, mas mesmo trabalhando sua comunicação, você vai precisar ir atrás dessas pessoas para dar um empurrãozinho. Desde o famoso bater de porta em porta até eventos de relacionamento, você precisa ver a cara do seu cliente e o offline é indispensável para isso.

Geração de Leads — Email e Whatsapp

Isso é algo essencial e que você deve começar a trabalhar agora, todo esse trabalho de comunicação deve resultar em contatos, para esses contatos serem seus você precisa ter eles cadastrados de alguma maneira, ou pelo email ou pelo whatapp… o legal na verdade é que seja das 2 formas.

Com esse cadastro em mãos, você comanda a comunicação, os contatos são seus e você pode trabalhar da melhor forma, seja um a um ou com uma automação, tudo passa por ter uma lista própria.

Se o seu trabalho de comunicação não tem esse objetivo, reveja ele.

Bom galera, são dicas simples mas que podem ser muito bem aproveitadas, mas não se esqueça, tudo depende da sua estratégia, ainda não tem uma? É melhor ter.

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