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O que é Social Selling

O que é Social Selling

Relacionamentos são importantes para todas as pessoas, e quem trabalha com vendas sabe o valor que eles podem ter para os negócios. E, em meio à era das redes sociais, construir relacionamentos na internet é fundamental.

Uma estratégia para melhorar o processo de vendas é o Social Selling, “venda social”, um conjunto de habilidades que visam utilizar a sua marca pessoal e networking para alcançar as pessoas certas para o seu negócio. Construir relacionamentos é fundamental para o seu empreendimento, e a boa notícia sobre essa estratégia é que ela pode ser treinada e aprendida.

O Social Selling não visa apenas melhorar os processos de vendas tradicionais, mas sim transformá-lo. Afinal, hoje em dia é muito mais simples inserir as redes sociais em todo funil de vendas.

No meio profissional, ainda são comuns as Cold Calls, “ligações frias”, como método de prospecção de novos clientes. Porém, essa técnica está com os dias contados! Basta fazer um teste: pegue uma lista de contatos com os quais você nunca conversou e ligue para eles. Esse esforço resultará em poucos resultados.

Já as redes sociais facilitaram o alcance dos influenciadores de compras, que assim como você estão interagindo e gerando informações sobre o consumo. Elas são um meio de prospectar clientes mesmo fora do seu escritório, pois o seu reconhecimento fará com que novos clientes te procurem.

E, em se tratando de negócios, o LinkedIn é a rede mais adequada. Essa rede já alcançou o título de maior rede social profissional do mundo, contando com mais 33 milhões e usuários no Brasil. Além disso, essa rede possui um indicador de como você utiliza o LinkedIn como uma ferramenta para o Social Selling, chamado SSI.

O Social Selling possui 4 pilares estruturantes universais, válidos para qualquer rede social. Porém, hoje o foco será estabelecer esse método no LinkedIn.

1) Ter uma Marca Pessoal

O Social Selling não trata apenas de utilizar as redes sociais para atrair novos clientes. Mais do que isso, é uma forma de você estabelecer a sua marca pessoal, a Personal Brand.

A sua marca pessoal é definida por três perguntas: O que as pessoas dizem sobre você? O que faz as pessoas se referirem a você? O que você faz diferente?

No mundo dos negócios, faz muita diferença ser notado como um líder ou referência de alguma área. Ser lembrado em meio a dezenas de profissionais é sinal de uma marca pessoal forte, afinal você é procurado como fonte confiável para tirar dúvidas resolver os problemas referentes ao seu produto ou serviço

2) Encontrar Pessoas

O seu funil de vendas é composto por pessoas que estão nas redes sociais, se conectando e conversando com outras. O seu objetivo é simples: fazer parte da conversa e resolver os problemas através dos produtos que você oferece.

Nesta etapa ,o networking faz toda a diferença! O networking nada mais é do que uma rede de contatos que pode te ajudar num futuro próximo, e é justamente por isso que o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo: o alcance dele permite até 3 níveis de contato.

3) Engajar com insights

Nas redes sociais, engajar é envolver o público-alvo em seu conteúdo, sendo o começo do processo de compras. E você não precisa atuar como vendedor, basta engajar com insights, ou seja, dar a ideia de como aquela pessoa ou empresa pode melhorar os seus resultados através do seu produto.

4) Construir Relacionamentos.

Construir relacionamentos é uma maneira de evoluir em suas relações de negócios, afinal nos somos seres sociais e gostamos de nos conectar uns aos outros. Além de que, são as pessoas em nossas redes que influenciam nossas atitudes, crenças e experiências que moldam o nosso futuro. E isso vale para o mundo ‘real’ e para o online também.

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O SSI significa Social Selling Index, ou Índice de Vendas Sociais, e foi criado pelo LinkedIn justamente para medir o uso da metodologia do Social Selling pelos usuários. Qualquer perfil possui essa métrica, sendo um grande indicador para quem trabalha com vendas.

Isto porque o SSI mede justamente a capacidade do perfil “vender” no LinkedIn, a partir da análise da eficácia das suas atividades na rede social. Segundo as informações da plataforma, os líderes de venda criam 45% a mais de oportunidade do que seus pares que possuem o SSI baixo.

Você pode analisar o seu em http://linkedin.com/sales/ssi. O valor está diretamente ligado à sua atuação nos quatro pilares que regem o Social Selling, e quanto maior o índice, mais possibilidades de negócios o seu perfil possui.

Os 4 pilares estruturantes são aplicados da seguinte forma:

  • 1) Com completo é o seu perfil?
  • 2) Você usa a pesquisa avançada para identificar clientes potenciais?
  • 3) Você compartilha conteúdo e interage com o conteúdo compartilhado pela sua rede?
  • 4) Você interage com outros líderes e especialistas?

O SSI é uma ferramenta importante pois, além de quantificar as suas habilidades sociais e perspectivas de evolução, você pode conhecer a pontuação média dos seus possíveis concorrentes. Ou seja: você conhece quem está aproveitando o LinkedIn para fechar negócios e quem está deixando o espaço aberto para você!

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