Essa é uma frase que escutamos sempre aqui no Escritório, alguns clientes tem isso fixo na cabeça e chegam aqui com uma opinião definida baseada em suas percepções pessoais, o famoso efeito da bolha age em cima disso.
Estávamos acostumados, desde o inicio das redes socias, a ter uma rede soberana em nossas vidas e esse processo é bem novo. Basicamente, tivemos o Orkut como uma rede mainstream e ele caiu para o Facebook liderar. Hoje em dia não temos uma rede que seja soberana, temos Instagram, Linkedin, Twitter, Whatsapp e até algumas outras mais nichadas que estão por ai… Qual vai dominar? Provavelmente nenhuma, não precisamos que isso aconteça.
O fato é que o Facebook só cresce, os números só são favoráveis a rede. Hoje em dia temos 130 milhões de Brasileiros dentro da rede, esse numero é assustador por que temos 137 milhões de Brasileiros na internet, segundo o IBGE, então temos mais de 90% da população Brasileira dentro dessa rede.
O que acontece é que nossos pais e nossos avós estão ali dentro, o que faz com que os jovens fiquem um pouco inibidos e busquem outras alternativas, mas não deixam a rede… Existe ali um potencial de consumo gigantesco.
No final do mês passado o Facebook soltou os números atualizados da rede, todos os índices cresceram, o lucro subiu, como sempre acontece. O relatório fala de Janeiro, Fevereiro e Março e, como sabemos, os próximos meses haverá uma queda nos anúncios feitos em todas as redes e mais de 90% do faturamento do Facebook vem dos anúncios, então provavelmente teremos uma queda brusca no lucro.
Nesse mesmo movimento, o Facebook está investindo pesado em desenvolver novos produtos, um deles é a possibilidade de fazer lives pagas. Para professores e pessoas que fazem cursos isso é bem bacana e pode facilitar muitas coisas. O Facebook está trabalhando para ter novas fontes de renda e não depender tanto dos anúncios.
Provavelmente veremos noticias de que o Facebook está morrendo por que o lucro do próximo semestre será muito menor, mas não caiam nessa, eles estão trabalhando forte para ter novas alternativas e vem coisa boa por ai.
Ouso dizer que pelo menos nos próximos 20 anos, não veremos essa rede cair, veremos o Facebook por ai ainda por muito tempo