Um ano novo sempre traz coisas novas, as tendências do marketing acabam mudando de acordo com o comportamento do consumidor. Vivemos em uma época onde esse comportamento muda muito devido à tecnologia, e potencializado pela pandemia, onde não temos muita noção do que pode vir.
Eu reuni 5 tendências que aposto que serão muito fortes e que merecem ser observadas, vamos lá.
Slow Content
Tivemos um crescimento muito grande no formato de conteúdos mais longos, lentos e mais profundos. Podemos dizer que no Brasil o percursor disso foi o Flow Podcast, e em seguida veio muita gente atrás com o formato parecido e todos fazendo sucesso. Isso é uma prova de que o consumidor não liga se o conteúdo é curto ou longo, quer que o conteúdo seja bom e que isso prenda ele.
O algoritmo do Youtube vem mudando ao logo dos tempos, antigamente ele beneficiava mais o número de visualizações, hoje quer a retenção desse público dentro da plataforma por mais tempo possível.
A forma que as empresas têm de se posicionar como referências no que sabem, mostrando que entendem bem que sabem o que fazem, é produzindo conteúdos densos e fortes, trabalhando depois com cortes desse conteúdo para chamar para o conteúdo longo.
É uma estratégia que vem sendo usada por vários produtores de conteúdo e que pode muito bem ser usada pelas empresas.
Conteúdo gerado pelo usuário
A internet pede autenticidade, conteúdos que tenham a ver com o público, sem maquiar demais, e nada mais autêntico do que um conteúdo feito pelo próprio usuário.
A experiência de utilizar um produto da sua empresa, de viver ela de alguma forma, mostram uma experiência real, e em alguns casos isso vale muito mais do que uma propaganda produzida.
Como sua empresa pode se adaptar a isso? É bom pensar.
Social Commerce
Em 2020, por causa da pandemia, tivemos um crescimento muito grande no e-commerce. Muitas empresas não conseguiram abrir, e a sua única forma de continuar trabalhando foi graças à internet. Esse hábito o consumidor não vai perder, por mais que tudo volte ao normal.
Nessa surge os social commerces, que são lojas dentro das redes sociais (Facebook e Instagram), onde o consumidor consegue finalizar todo o processo em apenas uma plataforma. Ele prefere assim, facilita.
As redes têm trabalhado para implementar isso, e essa tecnologia está cada vez mais próxima, assim que surgirem, vão bombar muito forte.
Nosso querido zap ganhou ainda mais relevância esse ano, e já é a principal forma de comunicação do brasileiro. Com a ferramenta do Whatsapp Pay, onde é possível fazer pagamentos dentro do aplicativo, a tendência é isso crescer ainda mais.
Muitas empresas estão vendendo apenas pelo Whatsapp, inclusive muitos deliverys preferem vender pelo aplicativo para conseguir fugir das taxas impostas pelos aplicativos de delivery.
A tendência é que cada vez mais o Whatsapp se transforme no que é o Wechat na China. Se sua empresa ainda não dá essa opção para o consumidor, o seu concorrente vai.
Streaming
2020 foi o ano das lives, tivemos muita produção de conteúdo em um período da pandemia, e com o tempo isso foi desaquecendo, porém, muita gente ficou forte.
Os gamers são a principal referência disso, é comum uma live dessas ter 300, 400 mil pessoas assistindo um jogo de e-sport, isso é muita gente.
Vejo que isso vai crescer muito, a Twitch está indo para outros segmentos além dos jogos, a tendência é ganhar mercado.
Essas são as minhas apostas para o ano, quais são as suas?