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Kotler sempre tem razão

Com certeza você já ouviu falar de Kotler, considerado o pai do Marketing. Ele vem há um bom tempo trazendo teorias de Marketing que sempre fazem muito sentido e sempre se confirmam. Falo sempre que devemos prestar menos atenção nos gurus de marketing da internet e focar no Kotler, esse cara sim sabe o que faz.

Lá por mais ou menos 2018, Kotler lançou o livro Marketing 4.0, uma atualização da sua teoria sobre Marketing. O mundo mudou muito nos últimos anos, as empresas e consumidores também, portanto o marketing precisa seguir esse rumo e também estava mudando.

Passando um pouco sobre as fases do Marketing, a primeira, o 1.0, é o início de tudo, pós revolução industrial onde as empresas poderiam focar apenas no produto, já que produzir algo por si só já era algo incrível. Passamos para o 2.0, onde passa a ser focada no consumidor, já era uma época onde a concorrência estava maior, então era necessário trazer algo a mais para o consumidor para a venda acontecer.

Mais recente, tivemos a 3.0, focada no relacionamento com os clientes, as interações, algo que vivemos muito forte principalmente com o crescimento da internet e das redes de relacionamento.

Agora vivemos o 4.0, que é o marketing voltado para a responsabilidade, para algo mais profundo, por que sua empresa existe? Qual é o papel dela no mundo? Se isso não estiver na ponta da língua, é bom rever o seu plano de negócios.

A ideia do 4.0 é que a tecnologia assume um papel na transformação do mundo e na vida das pessoas, facilitando e resolvendo problemas. Temos toda uma geração que podemos dizer que são os Nativos Digitais, pessoas que são completamente integradas a internet e usam ela todos os dias para facilitar as suas vidas, como as empresas estão se preparando para isso?

Necessariamente sua empresa não precisa vender um produto de tecnologia, mas em algum momento terá que usar ela para alavancar os negócios e facilitar sua vida e a das pessoas, entender essa dinâmica é fundamental.

É necessário usar isso para criar relacionamento com os clientes, horizontalizar isso, criar menos etapas e ouvir seus clientes, as mídias digitais estão aí pra isso.

O marketing de conteúdo são os novos anúncios

Nesse novo momento, surgem novos formatos, novos jeitos que o consumidor absorve a mídia. Escutamos muito que as empresas precisam trabalhar com conteúdo, isso é verdade.

O conteúdo são os novos anúncios, é o formato que as pessoas querem absorver, que vão atrás e que não se sentem invadidos com isso.

É a maneira de trazer o encantamento para o cliente, o que sempre buscamos com o marketing.

Muito do que Kotler falou, se confirmou e se acelerou demais nesse período de pandemia, não foi sorte ou previsão, é observação, o mercado já estava se transformando, o processo foi apenas acelerado.

Sempre digo e repito, presta atenção no que o Kotler fala que sempre vale a pena.

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