Muitos especialistas em marketing e vendas já alertavam sobre essa situação há um tempo, mas agora ela é real: as pessoas não podem mais ir até sua loja. As pessoas não podem mais sair de casa. E o seu negócio, como se adapta a essa realidade?
Para o setor alimentício essa já era uma atividade em exploração. O trabalho com delivery, através de aplicativos, já está no nosso dia a dia e já é um tipo de consumo que o público está acostumado.
Mas e para setores como vestuário? Óticas? Lojas de utilidades? Brinquedos? Para não perder para os concorrentes da internet, você precisa estar nela também! Você precisa anunciar em marketplaces, nas redes sociais, aplicativos de vendas, enfim, você precisa ser visto também.
Já têm empresas criando caixas de assinatura para seus produtos, possibilitando assim um período mínimo nos contratos e tendo volume de vendas fixas. Outras estão criando possibilidades de levar os produtos na casa da pessoa para que ela conheça e escolha (parecido com o modelo que marcas como a Avon e Natura cresceram).
Você precisa mudar o seu modelo de negócio! Você precisa chegar ao seu cliente, seja de forma exclusiva ou massiva através das redes sociais e e-commerces.
O mercado de e-commerce cresceu mais de 70% em 2020. Só no primeiro semestre a porcentagem já era superior a 47%. O digital veio pra ficar. É nossa forma de consumo, de comunicação, de trabalho e de crescimento.
Ou você aceita, se adapta e continua sobrevivendo. Ou você abre mão do seu negócio saudável e produtivo. De qual lado da estatística você prefere estar?