Blog

Blog - Decolagem 6

Como a Análise SWOT pode realmente ser útil

Como a Análise SWOT pode realmente ser útil

Tomar decisões importantes nunca é fácil. É necessário analisar a situação atual, comparar os prós e contras e avaliar o impacto na rotina das pessoas envolvidas. Em uma empresa, é a mesma coisa!

Antes de dar um passo importante, é necessário analisar a situação atual, o cenário em que está envolvida e, assim, identificar a melhor solução.

É nesse contexto que a análise SWOT é útil para a sua empresa! Ela nada mais é do que uma ferramenta de planejamento estratégico para empresas ou projetos, para a realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca.

SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), e é a partir desses pontos que você terá um embasamento para formular as estratégias de gestão e marketing.

A análise resulta em uma matriz com os fatores internos que devem ser trabalhados e os externos que merecem atenção. Ou seja: é uma forma de embasar as suas tomadas de decisões, pois apresenta todo o diagnóstico da empresa, ajudando a reduzir os riscos.

De um modo geral a análise SWOT:

  • Dá segurança para as tomadas de decisões
  • Mostra profundamente o cenário
  • Identifica a posição da sua marca em relação aos concorrentes
  • Antecipa movimentos externos
  • Identifica alternativas para a ação

Por ser versátil e fácil de ser aplicada, pode ser usada por grandes e pequenas empresas, além de casos específicos como projetos novos, produtos, lugares e até pessoas.

O ideal é que a análise SWOT seja feita por profissionais de marketing, em parceria com sua a equipe. Isto porque cada parte é especialista em uma área e conhece de perto os desafios e as necessidades de trabalho.

Será necessário analisar os seguintes pontos:

– Internos: as Forças e Fraquezas

– Externos: as Oportunidades e Ameaças

– O microambiente e o macroambiente

– Elaborar uma matriz SWOT, priorizando o que é mais relevante

– Destacar os fatores positivos e negativos

De um modo geral, a análise SWOT começa olhando para dentro da empresa, identificando os pontos que a colocam em vantagem e desvantagem em relação à concorrência. Sobre esses fatores – as forças e fraquezas – a sua empresa tem controle, portanto pode agir para eliminar ou fortalecer.

Diferente dos fatores externos, que são incontroláveis e nenhuma ação da empresa pode influenciar sua existência. Apesar de serem incontroláveis, eles são relevantes e impactam o seu negócio, por isso é importante estar atento à eles.

Quanto aos ambientes, o microambiente diz respeito ao setor em que a sua empresa atua, enquanto o macroambiente refere-se ao que está além do setor, como os índices econômicos, novos comportamentos sociais etc.

Com o apoio de profissionais do marketing, a sua empresa pode preencher todos os quadrantes da matriz SWOT e pensar em ações e estratégias para ampliar os pontos positivos e reduzir os negativos.

Parece complicado, mas não é! Desde que você tenha o suporte necessário. Identificar as fraquezas da sua empresa nem sempre é fácil, assim como avaliar os dados do ambiente externo demanda esforço da equipe. Mas, o grande benefício da análise SWOT é encontrar verdades para fundamentar as tomadas de decisões.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email