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5 análises que fazem a diferença na publicidade

Com o passar do tempo, o Marketing se fortaleceu e construiu ferramentas necessárias para se trabalhar, algumas muito testadas e aprovadas por grandes profissionais. Levantamos aqui algumas delas que podem fazer total diferença na comunicação da sua empresa.

Analise SWOT

É a análise mais testada e consagrada do Marketing. Nela é possível ter um panorama geral da situação da empresa, os pontos a serem trabalhados e consequentemente os evitados. Ela é dividida em 4 quadrados: Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças e Oportunidades.

Com a SWOT é possível analisar tanto o micro, que é dentro da sua empresa, quanto o macro, que é o mercado e fatores que a empresa não controla.

É uma análise simples e que pode trazer dados que você nunca tinha pensado. É interessante fazer essa analise também para os seus concorrentes.

Mix de marketing – 4ps

O mix de marketing é uma analise geral da situação da empresa e de como ela trabalha com o marketing. Ele consegue analisar por completo e apontar quais os pontos que podem ser melhorados.

Os 4 Ps são de Produto, Preço, Promoção (que é a forma como é promovido esse produto) e Praça (que é o mercado onde atua).

Depois de analisar e levantar todos esses pontos, o trabalho de comunicação fica bem mais simples.

4 Cs do Marketing

Essa é uma nova análise que existe no mercado e que promete tomar conta. Vivemos muitos anos com os 4 Ps e viveremos ainda muito tempo com ele, mas no livro Marketing 4.0 de Kotler, ele traz uma reformulação dessa análise na nova era digital.

De produto, promoção, preço e praça, passamos para Cocriação, (co-Criation) Moeda (Currency), Ativação de comunidade (Communal Activation) e por último, a Conversa (Conversation)

Através dessa análise, conseguimos um panorama geral da atuação da empresa, usando as novas ferramentas que temos no digital e os novos costumes das pessoas.

Essa é uma análise que merece um post só para isso, mas com certeza vamos escutar muito sobre ela daqui para frente.

Brand Key

Como sua empresa quer ser vista no mercado e quais os pontos que você quer exaltar na sua marca? O Brand key é uma análise feita em 9 pontos sobre a percepção que as pessoas têm sobre a sua marca e ela indica qual a chave para o sucesso da sua estratégia de branding.

É uma ferramenta enxuta que vai direto ao ponto, sem enrolações.

Análise de Persona

Essa é uma ferramenta que ficou bem famosa com o Inbond marketing. Com a evolução do marketing e o aumento das informações disponíveis para nós, surgiu a necessidade de humanizar esses dados, para que a gente veja além de uma planilha com informações. Que a gente veja uma pessoa.

A Persona é basicamente criar uma pessoa fictícia com base nos dados, analisando mais do que dados comuns, mas costumes em comum, hábitos e perfil pessoal.

Assim é possível identificar problemas que essas pessoas podem ter e também conseguimos sentir mais empatia por essas pessoas.

Depois de fazer todas essas análises, temos certeza que o marketing da sua empresa ficará mais completo e consequentemente trará mais resultados.

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