Converso diariamente com vários empresários, desde grandes até os que estão começando agora, desde os mais arrojados até os mais conservadores. Existem vários tipos de empresários com diferentes características, mas é bem nítido pra mim, hoje em dia, os que vão superar as adversidades e os que vão ficar pelo caminho, de tanta observação essa minha percepção tem falhado cada vez menos. O que diferencia os que vão ter sucesso dos que não vão ter é a visão.
Saber observar e ler o mercado é essencial para a sobrevivência no mercado. Afinal, não conseguimos brigar com o mercado, nos adaptamos a ele para tirar o máximo de proveito possível.
Sabendo disso, digo que o mercado mudou muito. Antigamente algumas empresas até conseguiam sobreviver e ter sucesso sem trabalhar sua comunicação, eram outros tempos, sem internet, sem que as empresas tivessem acesso a formas de divulgação de baixo custo e muito menos concorrentes. Hoje em dia o consumidor recebe muita informação e o tempo todo está sendo afetado por alguma comunicação, a internet está em todo lugar e a concorrência vem várias vezes de onde nem imaginamos.
Então vejo que você precisa trabalhar sua comunicação e seu marketing de uma maneira inteligente, precisa achar formas para de destacar. Por que o consumidor vai escolher você? E como os consumidores vão saber que você é a opção que eles precisam? Você precisa comunicar e passar isso.
Algo que eu escuto bastante é “não está sobrando dinheiro para trabalhar com o marketing, quando der uma folga a gente conversa”. Confesso que fico triste ao escutar isso, não por perder um cliente, isso é do mercado, mas por sentir que é uma falta de visão gigante. Vejo empresas com um grande potencial entrando em algo assim. A lógica é diferente, você precisa investir para ter essa folga, o contrario disso não existe, pois esse momento da folga nunca vai chegar.
Outra coisa que escuto bastante é “como abrimos agora não sobrou dinheiro para investir em marketing”. É outra coisa que fico triste em escutar, por que não existe isso, é um miopia de mercado gigante. Como você vai abrir uma empresa e não vai comunicar isso de uma maneira efetiva? Como vai entrar em um novo mercado de uma maneira tímida? Como vai fazer pra concorrência não te engolir e que o consumidor nem saiba que você existe? Esse investimento precisa estar no plano de negócios da empresa, precisa ser previsto e se não existir o plano de negócios precisa ser revisto. Se existir uma falha no marketing no início da empresa, para arrumar no futuro é muito mais difícil e muito mais caro. Muitas vezes isso acontece até no desespero pela sobrevivência e dai fica bem complicado.
Sempre digo que como o contator é obrigatório para uma empresa, o marketing também é, se você vai ter uma empresa ou um funcionário que faça é escolha sua, mas esse precisa ser um dos pilares dentro da sua empresa.
Você precisa de clientes?
Precisa vender?
Então você precisa de Marketing… não tem como escapar!