A inteligência artificial vem ganhando força na tecnologia e é claro que o Marketing Digital não fica fora disso. Graças aos algoritmos, hoje podemos direcionar conteúdos para públicos específicos, pensar estratégias de abordagens em redes diversas e automatizar ações de marketing atingindo um número muito maior de pessoas praticamente ao mesmo tempo.
Vamos começar falando sobre a facilidade que a inteligência artificial trouxe ao atendimento com os chatbots. Já imaginou o tamanho da equipe e do processo que uma empresa como a Americanas precisaria ter para atender todas as mensagens que chegam nas redes sociais, site, aplicativos, e-mails, etc? Hoje isso se tornou muito mais simples com a automação, e com certeza você já teve que resolver algo e foi atendido por um robô.
Outro ponto bastante interessante é quanto ao direcionamento de anúncios. Hoje você consegue segmentar muito mais os anúncios, destinando o conteúdo exatamente para o seu público final, e tudo isso sem precisar ir “caçar” esses contatos. O próprio Facebook e Google fazem isso por você. Santa inteligência artificial!
Se você trabalha com e-mail marketing, olha a inteligência artificial ai de novo! Já pensou ter que selecionar os e-mails de todos os contatos que queira enviar uma informação, entrar no horário do envio e ir disparando 1 por um, ou de 10 em 10? Se o seu volume de contatos é pequeno, até que vai, mas volte ao exemplo da Americanas e pense o envio de todos os e-mails de produtos saindo pra entrega em uma segunda-feira pós Black Friday. Amém inteligência artificial.
O marketing digital foi amplamente influenciado e ganhou muita escala graças ao desenvolvimento da inteligência artificial. E pode ter certeza que, sempre que uma ferramenta ou sistema novo for criado, alguém vai trazer pro marketing digital também. Por isso, ainda que você tenha aversão aos robôs de atendimento (confesso que tenho um pouco), a inteligência artificial é o que torna possível muitos processos e ter se tornado o coração de estratégias bem estruturadas.