Quem estuda comunicação sabe que a Análise Swot é uma das primeiras coisas que aprendemos, é ali que iniciamos o planejamento e começamos a flertar com a estratégia. Parece bem simples, e realmente é! Mas não se engane, essa ferramenta consegue ser bem profunda e pode te ajudar em decisões estratégicas muito importantes.
A analise consiste em 5 quadrados, 2 positivos e 2 negativos…. 2 internos e 2 externos. Ao mesmo tempo consegue analisar a sua empresa e o mercado onde ela está inserida.
Os pontos utilizados são esses
Pontos Fortes: Analisa o que sua empresa tem de bom, o que ela tem de diferente que as concorrentes não tem;
Pontos Fracos: Onde a sua empresa falha, o que ela perde;
Ameaças: Pontos do mercado que podem atrapalhar sua empresa, que você não pode controlar;
Oportunidades: Fatores externos que podem alavancar o seu negócio;
Com essa análise, você consegue observar sua empresa de cima, escolher pontos que precisa melhorar e também pontos do seu negócio que precisa utilizar a seu favor. Também consegue observar o mercado e o que pode vir de bom pra você surfar essa onda, e o que vem de ruim para você se preparar.
É uma análise completa e é bacana perder um tempo para fazer ela. Uma dica legal é pedir para uma pessoa externa fazer essa análise, pois a pessoa vem sem predefinições e consegue fazer algo mais isento, o famoso “olhar de cima”.
Se a sua empresa não tem uma Análise Swot definida, é bom buscar isso o quanto antes. No Escritório de Criatividades, temos um ebook com ferramentas práticas para você aplicar na sua empresa. Você pode baixar clicando aqui.