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Como a sua empresa pode utilizar as redes sociais na quarentena?

Já completamos mais de 100 dias de isolamento social pelo coronavírus. Ao longo dos últimos três meses, muitas empresas (pra não dizer todas) tiveram que adaptar rapidamente o modelo de negócio, investindo ainda mais em marketing e focando as ações para o online.

Para se ter ideia de como era o cenário antes da pandemia, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil – Janeiro de 2020 indicou que:

  • 82% dos usuários do Instagram abrem a rede social todos os dias;
  • 69% dos usuários do Instagram utilizam a rede para se comunicar com marcas;
  • 59% dos usuários consideram adequado utilizar o Instagram para comprar produtos ou serviços diretamente com as marcas.

Com a quarentena, muitas pessoas estão trabalhando em casa, fazendo home office, outras estão de férias, e, em geral, a maioria das pessoas está em busca de formas de aproveitar o tempo ocioso, utilizando prioritariamente as redes sociais. Podemos apostar que os dados deste período serão maiores, tornando clara a importância da sua empresa estar de olho em novas formas de utilizar as redes sociais neste momento. Confira algumas dicas para produzir bons conteúdos neste momento!

1. O conteúdo não é para você, e sim para o público.

Quando produzimos qualquer tipo de conteúdo para as redes sociais da sua empresa, é fundamental levar em consideração que o objetivo é suprir alguma necessidade do público da sua empresa (consumidores e futuros consumidores), e não de quem está produzindo.

Em um momento delicado como este, é fundamental pensar o que os seus clientes desejam acessar, afinal você deseja criar uma relação de proximidade com os consumidores e público em geral.

Antes de publicar um conteúdo ou de compartilhar todas as notícias sobre a pandemia, por exemplo, considere o quanto isto é relevante para o seu público. Talvez mostrar as ações da empresa ou o que está sendo feito de diferente seja uma opção mais atrativa.

2. Esteja atento aos horários e fluxos de publicação

Se os hábitos de consumo estão diferentes, nada melhor do que ficar de olho nos relatórios das redes sociais para entender se os antigos horários e fluxos de publicação ainda fazem sentido.

É importante ter em mente que nem tudo o que funciona para os concorrentes funciona para a sua empresa, mas é bom ficar de olho se eles apresentarem uma grande mudança.

3. Fique ainda mais atento com as imagens publicadas

Se a sua empresa já utiliza as redes sociais com frequência, sabe que as imagens precisam ser chamativas, comunicar uma mensagem e estar condizente com o conteúdo do texto. Mas neste momento, é bom redobrar a atenção com as imagens a serem publicadas.

Por exemplo, uma foto com todos os seus colaboradores juntos em um pequeno espaço pode ser mal interpretada se não for bem contextualizada. As imagens devem sempre conversar com o texto, e o atual momento pede um cuidado maior para evitar más interpretações.

4.  Aproveite o momento para fortalecer a interação com o público.

A quarentena está possibilitando o estreitamento e o fortalecimento da relação com o público. Por isso, aproveite ainda mais as opções disponíveis para se aproximar do consumidor (e, como consequência, aumentar as vendas), mas de maneira autentica e que faça sentido.

Grave vídeos para o YouTube ou o IGTV ou faça lives sobre assuntos relacionados ao seu produto, por exemplo. Mas em hipótese alguma use a situação atual de forma apelativa ou explore a crise.

5. Mantenha a sua empresa ativa nas redes sociais

Muitas pessoas pensam que é o momento de diminuir as postagens para que o público não fique saturado, porém isto não ajuda em nada a sua empresa. Se as redes sociais estabelecem a relação com o consumidor, é fundamental elaborar conteúdos relevantes, de qualidade e de interesse do seu público para que a sua empresa continue a ser vista e lembrada.

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