Aumentar as vendas da sua empresa é a sua grande preocupação? Então você precisa de boas estratégias de marketing e de publicidades eficientes para engajar todas as partes envolvidas no seu negócio em um objetivo: atrair cada vez mais pessoas interessadas no seu produto ou serviço.
Quer saber como fazer isso? Separamos algumas dicas:
1. Conheça e crie uma relação com o seu cliente
Cada cliente da sua empresa possui uma relação diferente com ela e com o produto ofertado, por isso é essencial que você saiba qual o tipo do seu cliente, e, assim, aumente as vendas.
Você pode dividir os consumidores em três categorias:
– Cliente visual, que prefere ver o produto ao invés de ouvir o que o vendedor tem a dizer. Para efetuar a compra, eles precisam de apaixonar pelo item.
– Cliente auditivo, que quer e precis ouvir as explicações dos vendedores. Por ser mais comunicativo, dispensa catálogos e folhetos sobre os produtos.
– Cliente sinestésico, que deseja sensações diferentes e simultâneas. É aquele cliente que deseja tocar o produto enquanto escuta explicações sobre ele.
Os atendimentos, em cada caso, devem ser diferentes para que você estabeleça uma relação mais próxima com o consumidor.
2. Valor X Preço
Alguém já te falou que valor e preço são coisas distintas? O valor está diretamente ligado aos benefícios que o seu produto dá ao cliente, enquanto o preço está relacionado ao dinheiro.
Por isso, os seus produtos devem demonstrar ao cliente que possuem mais valor do que preço. É desta forma que ele pagará a quantia necessária e sairá da sua empresa com a sensação de que fez um ótimo negócio!
3. Cuide do preço
Estabelecer o preço dos produtos pode ser uma tarefa difícil, afinal como entrar um preço que lhe dê lucros sem afastar os consumidores? Uma pista para descobrir isso é conhecer os seus clientes e o poder de compra deles.
Você deve ficar atento e controlar as suas emoções para não agir por impulso: qualquer mudança de preço deve levar em conta os custos de operação, dos benefícios oferecidos ao cliente e do mercado.
Outra dica é promover eventos na sua loja, para fazer com que mais pessoas estejam no interior do seu estabelecimento. Datas comemorativas são ideais para conseguir mais visibilidade e atrair novos clientes.
Lembre-se: consumidores conscientes buscam bons preços, benefícios e promoções.
4. Mantenha os clientes fieis
Toda empresa precisa de consumidores fidelizados, afinal eles são mais rentáveis e costumam indicar as empresas para outras pessoas. Por isso, é essencial trata-los de maneira especial, inclusive no pós-venda. Afinal, o consumir deve sentir que o atendimento foi tão bom quanto a compra, em si.
5. Apele para o visual
Observe tudo o que diz respeito à sua marca: fachada da loja, embalagem, materiais de marketing, folhetos etc. Algum deles precisam ser melhorados? Invista nessas melhoras para atrair mais clientes!
E para garantir as vendas, invista no treinamento da sua equipe. Os seus colaboradores devem ser ótimos vendedores, e isso só se conquista com treinamento e motivação. Além disso, escute-os! As percepções que eles têm do negócio podem ser diferentes e fazer com que novas ideias surjam.
6. Esteja online!
A internet se tornou a principal mídia para quem deseja aparecer, em especial as pequenas empresas. Redes sociais e um site comercial representam muito, afinal o consumidor gosta de falar sobre aquilo que compra!
Estar presente na vida dos consumidores pode multiplicar o número de vendas, pois quanto mais conhecida a sua marca, mais oportunidades. Além de que, comparado às mídias tradicionais de divulgação, o custo nas redes sociais é baixíssimo. Mas é importante que seja feito de maneira profissional e que realmente seja uma extensão da sua loja.