Quem acompanha os nossos conteúdos nas redes sociais sabe da importância da sua marca ter uma presença ativa nelas. Afinal, é nelas que buscamos referências, contatos e conhecemos melhor os serviços ou produtos oferecidos.
Vai dizer que quando bate a fome, você não rola o feed do Instagram em busca de uma foto que dá água na boca só de olhar? Cada vez mais, estamos nos habituando a procurar a solução (algo saboroso) para os nossos problemas (fome de ‘algo gostoso’) nas redes sociais.
Por isso, independente do seu segmento de atuação, você precisa estar lá também! E as primeiras coisas que escutamos das pessoas que desejam que suas marcas sejam fortes nas redes sociais é “Como fazer o post perfeito?” “Quantos emojis eu devo colocar?” “Quais as melhores palavras?”, entre outras perguntas que formariam um manual perfeito para as redes sociais.
A verdade é que não podemos dar uma resposta 100% correta, afinal depende de vários fatores: quem é o seu público? Qual o seu segmento? O que os seus concorrentes fazem de legal? Entre outros fatores básicos para entender o que cada empresa busca com as redes sociais.
Cada detalhe de um post pode fazer diferença no resultado final, e o tamanho de texto, a quantia de emojis ou as melhores hashtags são apenas um detalhe para criar um post que realmente funcione para a marca. Mas eu posso te dar 3 dicas para iluminar o caminho e te auxiliar a ter posts cada vez melhores para as redes sociais da sua empresa:
A sua marca precisa estar lá. De verdade!
Não basta apenas ter um perfil numa rede social, é preciso desenvolver um trabalho contínuo, frequente e de qualidade. Vai dizer que você nunca entrou no Facebook de uma empresa, viu que o último post era do começo do ano e pensou “eles fecharam”?
A frequência é muito importante, assim como manter os contatos atualizados e responder os comentários ou mensagens. Uma boa ideia é incentivar que o seu publico poste fotos ou stories com o seu produto/serviço. Assim você tem o que repostar e mostrar para os seguidores que está lá de verdade.
Escreva como se fosse a sua marca falando
Se a sua marca é mais tradicional ou vende produtos para um público de mais idade, não adianta escrever legendas diferentonas e usar vários memes populares no Twitter. Nas redes sociais a sua marca deve ter uma postura que condiz com a identidade dela e que aproxime o público-consumidor.
Não se perca nas hashtags
As pessoas buscam conteúdos interessantes, diferentes e pensados para elas. Por isso, nada de encher as suas legendas de hashtag para tentar gerar mais likes. Isso pode, até mesmo, dificultar a compreensão do seu conteúdo. Estudos apontam que o número ideal de hashtags é de 7 a 10, não mais que isso.
Vale buscar as hashtags antes de utilizá-las, assim você tem ideia dos outros conteúdos que utilizam essas mesmas palavras-chave e também consegue identificar algumas que não são tão bacanas ou são “não bem-vindas” pelas redes sociais. E #nada #de #dividir #uma #frase #assim #ok?