Quando um novo cliente chega aqui no Escritório, pedindo para que seja criada uma marca pra ele, nós recebemos um grande desafio. Afinal, a marca irá acompanhar esse projeto por muitos anos, e é uma responsabilidade bem grande.
Toda marca precisa transmitir muito mais do que um nome, mas um conceito e todas as ideias que correm junto com a história dessa empresa. Além de toda a parte conceitual, é preciso que uma marca seja aplicável pra tudo o que precisará ser feita com ela.
Vamos a um exemplo: uma marca de algum produto alimentício precisará desenvolver embalagens e sacolas, por exemplo. Por isso é importante pensar se as cores utilizadas serão facilmente acertadas pela gráfica na hora de produzir esse material.
Um exemplo muito legal também foi apresentado pela agência que refez a marca da Latam. Eles relataram que até o design da pintura dos aviões precisou ser repensado, porque a tinta pesa, e isso poderia fazer com que a aeronave gastasse mais combustível. Ou seja, o projeto da marca foi influenciado por um fator completamente fora do que usualmente se pensa na hora de montar uma identidade visual.
Por isso, este é um trabalho minucioso, que exige cuidados, conhecimentos sobre a futura empresa, e claro, muita criatividade!