Se 2020 passou e você não conseguiu planejar suas ações de marketing a tempo, em 2021 isso irá se concretizar. Mas, para isso, você precisa começar a pôr a mão na massa agora, beleza?
O plano de marketing é o que irá nortear suas ações, e é uma referência muito importante para que você possa se preparar de antemão. Isso ajudará a perceber investimentos, projetos e métricas que serão necessários atenção ao longo do ano.
Quantas vezes você teve ideia de começar uma ação promocional na semana anterior à data? Pode ser que até tenha dado certo, mas posso te garantir que quando você faz isso com um planejamento mais longo, você consegue economizar, medir e otimizar seus resultados.
Primeiro passo: faça um levantamento das principais datas para o seu negócio. Veja os momentos em que as vendas são mais aquecidas e planeje ações a partir disso.
Segundo passo: faça um levantamento das datas mais fracas para o seu negócio e crie um momento de vendas. Aqui são os melhores espaços para você criar uma data comemorativa, um desconto especial, uma ação de reativação de clientes, etc.
Terceiro passo: avalie as ações para saber o que você precisará dispor para que isso tudo saia do papel. Se for o caso de contratar uma empresa, comece a avaliar e orçar os melhores contratos.
Quarto passo: Define os objetivos com cada uma dessas ações. Caso você não saiba como medir isso, vale a pena contratar alguém que possa te ajudar a avaliar e estruturar bem isso. Afinal, uma ação sem objetivos não chega a lugar algum.
Quinta passo: Tenha esse planejamento em um local de fácil acesso. Vale inclusive imprimir e deixar na sala de trabalho, para que você possa rapidamente recorrer ao planejamento e não deixar nenhuma data passar batido.
Coloque essas dicas em prática e mãos à obra por um marketing mais estruturado em 2021!