Blog

pesquisa-de-referencia

Como pesquisar referências para produzir conteúdos?

Independente do tipo de conteúdo que você deseja escrever, a pesquisa por referências é essencial para conseguir um texto de qualidade. Acredite, por mais que você conheça e domine o assunto sobre o qual irá falar, é praticamente impossível afirmar será não necessária nenhuma referência externa.

A pesquisa não serve apenas para compreender o tema ou explicar algum conceito, mas também para entender como comunicar com o leitor daquele tema, qual o tipo de linguagem tem sido utilizada para aquele assunto ou para assuntos similares e também o que tem sido discutido na internet sobre ele.

Ou seja, a pesquisa de referência é parte fundamental de um bom conteúdo e que chame a atenção do seu público. Aqui no Escritório, ela é uma parte fundamental do nosso trabalho, por isso sabemos que uma boa busca vai além de apenas jogar o assunto no Google.

Procure sempre fontes confiáveis!

É claro que a sua maior fonte de pesquisa é a internet, mas cada vez está mais claro que é fundamental saber onde encontrar as suas referências. Se você quer entender sobre um determinado serviço, uma boa dica é conhecer as empresas referências no mercado e dar uma olhada nos blogs delas. Com certeza você terá uma grande fonte de informação confiável.

Mas fique atento à data de publicação, pois você pode se deparar com um excelente conteúdo em uma fonte confiável que já está desatualizado.

Conheça o seu mercado e os concorrentes

Esta dica está relacionada à dica anterior. Se você está produzindo conteúdo para a sua empresa ou para um cliente, conheça muito bem o mercado no qual ela está inserida e quem são os principais concorrentes.

É isso mesmo! Saber o que os concorrentes estão produzindo e como está a comunicação com o público pode te ajudar a criar uma referência de bom conteúdo. Fique atento principalmente aos comentários: se o público questiona o conteúdo e fica sem resposta, talvez essa dúvida pode ser uma boa dica de conteúdo.

Pesquise, pesquise e pesquise

Uma boa busca por referências vai além de jogar uma palavra-chave no Google e parafrasear o primeiro link que você encontrar. Tire um tempo na sua semana para buscar referências sobre os temas que você quer trabalhar ao longo da semana e olhe mais de um link.

Pesquisar nada mais é do que aprender sobre o assunto, e não apenas encontrar um conceito e transferir para os seu texto. Quando você compreende sobre o que vai produzir, o trabalho se torna muito mais dinâmico e você demonstrará mais autoridade sobre o assunto, gerando melhores resultados com o seu público.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email