Uma arma muito importante no marketing são as pesquisas. Você precisa do máximo de informações para trabalhar uma campanha e para ser assertivo, afinal de contas investimento em mídia não é uma aposta e sim um investimento racional e inteligente.
O feeling é muito importante e vejo ainda que vamos fugir do óbvio sempre através disso, mas hoje em dia temos mais recursos para fazer uma pesquisa legal e, com isso, ser mais exatos no que queremos.
Sempre digo que sem planejamento nada será como queremos, nada vai dar o resultado que pode dar, e a pesquisa é parte essencial disso.
Vou citar abaixo 3 formas de como conseguimos fazer pesquisas legais e viáveis, que é possível executar, vamos lá:
Desk Research
É uma pesquisa em fontes secundárias prontas, ou seja, é o famoso pesquisar no google. A internet tem várias fontes de informações bem legais que estão abertas. Buscando esses caminhos você consegue achar muita coisa.
Existem muitos artigos de estudos acadêmicos feitos e liberados na internet, sobre diferentes temas. Existem várias pesquisas feitas por empresas que estão abertas aí para todo mundo, vários censos segmentados para alguns mercados.
Uma fonte legal é a Gazeta do Povo Trends, que são estudos sérios com dados bem legais de diferentes mercados. Essa é uma fonte de informação que você pode tirar insights diferentes e aplicar no seu negócio.
Pesquisa com questionário
Hoje em dia uma pesquisa com questionário é muito mais simples de fazer, pois existem várias ferramentas de formulário online que já tabulam os dados e deixam tudo mais fácil, como o Google Forms, por exemplo.
Construa um bom formulário, curto e simples, mas que responda tudo o que você precisa, escolha bem o público que você quer trabalhar e coloque a mão na massa, dispare um email ou faça uma campanha nas redes sociais. Esses dados serão muito valiosos para a sua empresa.
Pesquisa de observação
Essa pesquisa traz dados qualitativos que nenhuma pesquisa tem, costumo dizer que a mesa do seu escritório é um lugar perigoso, que com o tempo fica confortável e você acaba esquecendo o mundo lá fora. Vá pra rua, pra porta do seu negócio e observa como seu público se comporta. Vá pro concorrente ver como ele faz, ou mesmo olha o comportamento do seu público e do seu concorrente na internet.
Isso ajuda demais a abrir a cabeça para novas coisas.
Existem outras formas de fazer pesquisas, como por exemplo o Focus Group, mas o essencial de tudo isso é não esquecer de fazer pesquisas, isso só vai fazer bem para a sua empresa e para o seu marketing.
Vamos lá?