Blog

photo-1427751840561-9852520f8ce8

Comunicação e Marketing não é uma escolha…. É obrigatório

Converso diariamente com vários empresários, desde grandes até os que estão começando agora, desde os mais arrojados até os mais conservadores. Existem vários tipos de empresários com diferentes características, mas é bem nítido pra mim, hoje em dia, os que vão superar as adversidades e os que vão ficar pelo caminho, de tanta observação essa minha percepção tem falhado cada vez menos. O que diferencia os que vão ter sucesso dos que não vão ter é a visão.

Saber observar e ler o mercado é essencial para a sobrevivência no mercado. Afinal, não conseguimos brigar com o mercado, nos adaptamos a ele para tirar o máximo de proveito possível.

Sabendo disso, digo que o mercado mudou muito. Antigamente algumas empresas até conseguiam sobreviver e ter sucesso sem trabalhar sua comunicação, eram outros tempos, sem internet, sem que as empresas tivessem acesso a formas de divulgação de baixo custo e muito menos concorrentes. Hoje em dia o consumidor recebe muita informação e o tempo todo está sendo afetado por alguma comunicação, a internet está em todo lugar e a concorrência vem várias vezes de onde nem imaginamos.

Então vejo que você precisa trabalhar sua comunicação e seu marketing de uma maneira inteligente, precisa achar formas para de destacar. Por que o consumidor vai escolher você? E como os consumidores vão saber que você é a opção que eles precisam? Você precisa comunicar e passar isso.

Algo que eu escuto bastante é “não está sobrando dinheiro para trabalhar com o marketing, quando der uma folga a gente conversa”. Confesso que fico triste ao escutar isso, não por perder um cliente, isso é do mercado, mas por sentir que é uma falta de visão gigante. Vejo empresas com um grande potencial entrando em algo assim. A lógica é diferente, você precisa investir para ter essa folga, o contrario disso não existe, pois esse momento da folga nunca vai chegar.

Outra coisa que escuto bastante é “como abrimos agora não sobrou dinheiro para investir em marketing”. É outra coisa que fico triste em escutar, por que não existe isso, é um miopia de mercado gigante. Como você vai abrir uma empresa e não vai comunicar isso de uma maneira efetiva? Como vai entrar em um novo mercado de uma maneira tímida? Como vai fazer pra concorrência não te engolir e que o consumidor nem saiba que você existe? Esse investimento precisa estar no plano de negócios da empresa, precisa ser previsto e se não existir o plano de negócios precisa ser revisto. Se existir uma falha no marketing no início da empresa, para arrumar no futuro é muito mais difícil e muito mais caro. Muitas vezes isso acontece até no desespero pela sobrevivência e dai fica bem complicado.

Sempre digo que como o contator é obrigatório para uma empresa, o marketing também é, se você vai ter uma empresa ou um funcionário que faça é escolha sua, mas esse precisa ser um dos pilares dentro da sua empresa.

Você precisa de clientes?

Precisa vender?

Então você precisa de Marketing… não tem como escapar!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email