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Você já parou para analisar o que a sua concorrência tem, que você não tem? Qual o “truque de mestre” que faz com que ele alcance ótimos resultados e você não? Compreender a concorrência não é fácil, mas é essencial para que você tenha informações para se diferenciar.
Pode notar: quando uma grande empresa lança um novo produto ou promoção, a sua concorrente lança outro praticamente em seguida. Isto porque as grandes marcas conhecem quem está concorrendo com elas no mercado e analisam constantemente suas práticas.
Mas isso não é tarefa apenas para os gigantes do mercado! Independentemente do tamanho da sua empresa, você deve conhecer quem concorre direta e indiretamente com você e também as mudanças do mercado.
Conhecer a concorrência permitirá que você perceba tendências, se adapte rapidamente e esteja na frente de quem disputa o nicho de mercado que você atua. Além disso, você terá que analisar criticamente o seu negócio. Apenas com esses conhecimentos você terá base para tomadas de decisões mais assertivas. Importante, né?
Mas você pode estar se perguntando “Quais empresas devo analisar?”. Calma, a gente te ajuda!
Se você deseja obter informações valiosas para o seu negócio, deve ficar de olho naquelas que podem impactar o seu trabalho, que disputam os mesmos clientes. Você pode encontrar essas empresas através da internet, da sua experiência e do seu conhecimento de mundo. O importante é abrir os olhos para o mercado!
E, se você já identificou quem está concorrendo pelos seus clientes, o próximo passo é definir o que você irá analisar. Uma dica é pensar quais características ou práticas você considera impactante no resultado final que chega ao cliente.
Você é quem define esses critérios, a partir dos pontos chave do seu modelo de negócio. Algumas opções que geralmente são analisadas são: atendimento, estrutura física, mídias sociais e a faixa de preço.
E o que fazer com todas essas informações? É preciso estuda-las a fundo para compreender o nicho de mercado em que você está inserido e como a concorrência se comporta nele, pois é com base nisso que você tomará futuras decisões.
A análise de concorrência pode gerar dúvidas, afinal são muitas informações em mãos. Para garantir o melhor estudo e resultado para a sua empresa, conte com a gente!