Blog

futuro-do-marketing

O futuro do Marketing

Muita gente vem se perguntando nesses últimos tempos: qual o futuro do marketing? Como será daqui para frente? São perguntas bem complicadas que acredito que não existe uma resposta 100% certa, porém conseguimos observar algumas coisas.

Uma das minhas maiores referências hoje em dia é a teoria do Marketing 4.0, de Kotler. Nela, conseguimos ver várias coisas que ele previu lá em 2017 acontecendo agora. Isso é observação de mercado!

A pandemia não criou novas necessidades de consumo (tirando, claro, questões de saúde). Ela acelerou alguns processos que já estavam acontecendo, mas muita gente não prestou atenção.

Vivemos uma era de digitalização do consumo, onde está fácil comprar pela internet e o consumidor vai preferir por ali. O consumo físico ainda vai existir muito, mas o consumo digital não é pior nem melhor, é diferente. Alguns vão preferir e outros não.

Vejo que mercados como o de educação e o de alimentação terão reviravoltas bem grandes nesse período. Estamos em uma era de nativos digitais, com consumidores que já nasceram com a internet e não sabem viver de outra forma e também não precisam. Mas essas pessoas são mais íntimas da internet e usam ela pra tudo, como eu faço esse cara consumir? Com certeza não é com a mesma estratégia que sempre foi usada.

Com tudo isso, como trabalhar com o marketing na internet? Vejo que a resposta mais exata para isso é o conteúdo, ele que faz as pessoas engajarem, participarem e se identificarem com uma marca.

Sabe aquele momento “uau” que a publicidade sempre buscou? Ele está hoje em produzir um bom conteúdo para ajudar de verdade o seu público, é isso que ele busca. Falamos bastante disso em um evento online que fizemos no mês passado, são 2 aulas bem legais sobre Marketing e Conteúdo, vamos disponibilizar essas aulas neste link.

https://mkt.escritoriodecriatividade.com.br/videoseventomundodigital

Bora viver o futuro?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email