Vivemos em uma era de números. Cada vez mais temos acessos a números e, com isso, conseguimos direcionar as melhores ações para a nossa empresa, conseguimos fazer ações que vão dar resultado efetivo e comprovado. O digital mudou o marketing para melhor.
Porém não podemos esquecer do que é intangível, o valor da marca. Como se calcula isso? Existem formas de trabalhar com números no valor da marca, mas ainda é algo intangível que vai além dos números e precisamos muito disso.
Vejo que muitos profissionais estão preparados para trabalhar com a captura de leads, leads e mais leads, ou mesmo focados com a conversão que é o fechamento da venda. Sim, essa é a parte mais importante. Precisamos disso para uma empresa ter resultado e toda empresa precisa ser focada em resultados, mas o que muita gente não se toca é que esse valor de marca influencia no resultado final.
Já falei isso algumas vezes e sempre repito, uma marca forte faz com que o valor dos seus anúncios seja mais barato, faz com que as pessoas queiram fazer negócios com você e por isso seu esforço de vendas seja menor.
Quando falamos em marketing digital, é impossível não falar de funil e a base disso é o reconhecimento de marca. Precisamos atrair as pessoas que conhecem a nossa marca, para depois disso fazer elas interagirem e a partir disso acontecer a compra. Sem passar por esse primeiro estágio, não conseguimos ir para o resto.
Mas legal, o que a tua marca passa?
A marca é um conjunto de coisas que vão muito além da sua logo ou de propaganda, ela reflete as suas atitudes internamente e externamente. Você é um bom gestor? Trata bem seus funcionários? Eles conseguem crescer na sua empresa? Se sentem bem lá dentro? Pode parecer distante, mas isso influencia sim em como as pessoas enxergam a sua marca e consequentemente no consumo da marca.
Vivemos um momento de crise onde é provável que muitas empresas deixem de existir, quem vai sobreviver a um momento econômico fraco? Marcas sólidas sobrevivem a várias coisas, fazem uma empresa ficar de pé nos piores momentos.
Então pense sim em captar leads e em conversão, mas reserve um pouco disso pro reconhecimento de marca que isso vai te dar resultados.