CTA, o famoso “call to action” são os botões de ação. O CTA ganhou força no marketing digital, principalmente nos anúncios nas redes sociais, mas a verdade é que ele está no nosso cotidiano há muito tempo.
Sabe aquela plaquinha despretensiosa que diz “Empurre” ou “Puxe”. Pois é, ela também é um CTA, mas esse na vida real. CTA são todos os botões que nos indicam uma ação, que nos direcionam a fazer algo. E você já parou pra pensar o poder que eles têm hoje em dia?
Quantos cadastros você já fez meio que sem saber o que era o produto mas porque estava curioso e foi instigado a se cadastrar? Ou acabou “arrastando pra cima” uma promoção que ficou curioso pra saber o preço? Pois é, nós somos bombardeados diariamente com essas informações e indicações de ação.
Mas afinal, qual o poder do CTA?
Bom, na estratégia de um anúncio nas redes sociais (ou em uma estratégia maior de marketing), o último passo é a conversão do lead – que também é a primeira etapa do funil de vendas. Por isso, primeiro você é atraído pra conhecer o produto, você é envolvido por uma comunicação que te convença a tomar uma atitude com esse anúncio. Podemos dizer que é o CTA que te direciona a fazer aquilo que a estratégia quer: se quer que você compra, o botão dirá “compra agora” ou “compre aqui”. Se a estratégia quer que você se cadastre, o botão dirá “cadastre-se aqui”.
Um CTA claro e que faça sentido com a proposta da campanha é essencial para que os resultados sejam positivos. Você possivelmente não seria tão bem impactado se acaso o CTA fosse “Faça o seu cadastro se quiser”, ou algo como “Talvez você possa comprar aqui”. A chamada precisa ser clara, impositiva e direta.
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