Blog

Blog - Decolagem 5

Personas: nem todo mundo é seu público-alvo

Compreender quem é o público-alvo da sua empresa é essencial para definir as estratégias de mercado, o desenvolvimento de produtos e também a produção de conteúdo para atrair cada vez mais clientes.

Para a produção de material, seja em blog ou nas redes sociais, necessitamos de um “cliente típico”, “padrão”, que tenha as principais características dos compradores. É a chamada persona. E, sendo ela um recurso tão importante, como criar a persona ideal para orientar corretamente as ações de comunicação?

Primeiro, você precisa ter dados reais sobre o cliente final.  Como é o comportamento e quais as características demográficas dos clientes? O que o motiva, quais são os seus objetivos e preocupações. De maneira simplória, é a junção das características comuns dos potenciais compradores do seu produto ou serviço.

Se você já possui uma base de clientes, é a partir dela que começará a definição da persona. Para isso, você deve observar tanto os clientes satisfeitos quanto os insatisfeitos, pois terá também a percepção de quais os desafios que o público está enfrentando.

Mas atenção: não confunda persona com público-alvo. A persona é representação do cliente ideal, de forma mais humanizada, enquanto o público-alvo é a parcela abrangente da sociedade. É possível, inclusive, delimitar mais de uma persona. Porém, com cuidado, para que sua estratégia não perca o foco.

Se você deseja ter uma boa estratégia de Marketing Digital, é essencial a criação de personas. Assim, enviaremos as mensagens certas às pessoas certas, o que aumenta as chances de sucesso. E é isso o que nós fazer por você!

Com a persona definida, a comunicação se tornará mais adequada com os futuros e potenciais clientes. E, a partir dela, podemos criar uma estratégia de relacionamento baseada na jornada de compra.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email