Deixa eu adivinhar: você sempre foi resistente à incluir o seu negócio nas mídias digitais e aí foi obrigado a sair correndo e começar por conta da pandemia e das restrições de funcionamento presencial, né?
Calma, não fique bravo (a) comigo, mas é que esse é um cenário que aconteceu com muita gente, e muitos não conseguiram ter bons resultados logo de cara. Os motivos são diversos. Vou listar aqui alguns que, talvez, o seu negócio encaixe:
1 – Não contratou um profissional pra desenvolver esse trabalho;
2 – Não pensou uma estratégia de como fazer essa venda online;
3- Não sabe como é a logística de venda online (delivery ou até mesmo as formas de pagamento);
4 – Seus clientes não estão acostumados com esse tipo de venda na sua loja, quando compra online ele compra de outro;
5 – Não investiu e, sem uma base de contatos, viu seu alcance orgânico mal chegar nos amigos e parentes;
6 – Sua expectativa de vendas era muito alta, pensou que poderia, no mínimo, manter as vendas do presencial;
7 – Você literalmente começou o trabalho ontem e ainda não sabe o que essas ferramentas podem te trazer de resultado.
Se você se encaixou nos 7 pontos, não se desespere. Ainda há solução. Antes de mais nada, vamos começar determinando uma coisa: se é você quem vai cuidar disso, que tal estudar um pouco sobre como fazer? Converse com colegas que já realizam esse trabalho, dê uma olhada no que o concorrente faz e pesquise sobre o assunto. Não há problema em fazer sozinho, mas entenda que haverá uma limitação no seu trabalho.
Mas, se decidiu investir de fato nisso, comece contratando alguém que possa te ajudar a estruturar seu marketing digital, que pense uma estratégia pro seu negócio e que possa te orientar sobre quais metas são realistas e quais não.
Fazendo isso, estruturando e PLANEJANDO as suas ações, possivelmente você começará a ver resultados. Mas não espere um surto de vendas. Isso demanda tempo de trabalho no digital, e isso é uma coisa que não conseguimos comprar.