Olha, é bem difícil dizer em qual ponto sua estratégia de marketing não funcionou, mas com toda certeza foi por falta de um bom planejamento. Sim, mais uma vez essa palavrinha mágica aparece nas nossas conversas, e de fato é algo essencial para que você consiga medir resultados.
Outro fator que precisamos analisar é: qual era sua expectativa de resultado para dizer que, de fato, deu errado? É bem importante ter uma métrica realista, ou se não, sempre terá campanhas e estratégias falhas.
Não tem como conseguir mais clientes só anunciando promoção, por exemplo. Pode ser que alguma venda seja feita, mas entende que isso é só um pedaço da estratégia? É por isso que analisar quais eram as expectativas e quais foram as ações é bem importante pra avaliar se de fato deu errado ou se foi só sua percepção.
Qual o primeiro passo para, então, acertar na próxima estratégia? Alinhar com sua equipe, ou com você mesmo, quais ações serão feitas do início ao fim da proposta. Isso vale tanto pro que vai pro digital quanto às ações físicas.
Segundo passo: planejar e colocar prazos. Sem prazo, a chance de você misturar as ações ou perder o tempo de entrar com algo novo e muito grande, e não queremos esse erro de time.
Terceiro passo: saiba exatamente como fazer cada uma das ações, e se surgir uma dúvida ou dificuldade, contrate quem saiba fazer. Na hora de investir em uma estratégia de marketing é preciso ter os melhores profissionais e executores ao seu lado e da sua marca. Experiência ajuda muito a evitar erros.
Anotou as dicas? Então bora começar esse planejamento que na próxima campanha sua estratégia com certeza dará certo! (ou chegará mais próximo disso).
