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Posicionamento de marca: o que é isso que todo mundo fala?

Quando você pensa em grandes marcas, algumas características vêm a sua mente, né? Isso se chama posicionamento de marca. De maneira bem simples, o posicionamento é a imagem mental que o público tem da marca, e quanto melhor o posicionamento, mais as vantagens da empresa são evidenciadas na mente do consumidor.

Para um posicionamento que atinja o seu público, a organização precisa ter muito bem definido como deseja ser reconhecida pelo público. Isso deve ser trabalho em todos os aspectos que influenciem a forma como o consumidor compreende a marca, desde cores da identidade visual até a trilha sonora nos comerciais.

Ter um posicionamento de marca bem definido é sinônimo de reconhecimento, o que leva ao crescimento! E não é para o público que isso precisa ser claro. Seus colaboradores, fornecedores e, inclusive, os concorrentes.

Para definir o posicionamento da sua marca, você precisa ter bem claro quem são os clientes da sua empresa (o público alvo) e o segmento de mercado que você deseja atingir. Quanto mais você detalhar o seu público alvo, mais eficaz será o posicionamento da sua marca.

Já a segmentação do mercado pode ser feita a partir de quatro parâmetros:

– Demográfica, que classifica as pessoas de acordo com a idade, classe social, profissão, sexo, religião, grau de instrução, tamanho da família e nacionalidade. Porém, essas informações não são suficientes para definir os hábitos de consumo do público.

– Geográfica, que são os espaços de abrangência do seu produto ou da sua marca. Com essa segmentação, você descobre o raio de abrangência, podendo investir em filiais ou parceiros para expandir em novos locais.

– Psicográfica, que diz respeito ao estilo de vida do consumidor. Você pode dividir o público de acordo com as preferências da personalidade, estilo de vida e hábitos.

– Comportamental, relacionado diretamente aos hábitos de compra do seu cliente. O principal objetivo é descobrir como o seu público encontra o seu produto, o que está fazendo e como reage no momento da descoberta.

Agora que você já sabe a importância de um bom posicionamento de marca, que tal fazer um para a sua empresa? Faça com que sua marca seja facilmente lembrada pelo público e tenha mais vantagens competitivas.

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