Vivemos um momento novo, algo que não estamos nada acostumados. Nunca vivemos nada parecido com isso, pra se ter uma noção de como esse momento é diferente, a última vez que não tivemos Olimpíadas foi na Segunda Guerra Mundial, que acabou em 1946. A nossa geração não passou por nada nem parecido com isso.
Não existe manual de gestão de uma crise desse tamanho. Sabemos contornar quando é uma questão pontual, algo interno ou de apenas um segmento, mas e quando isso afeta o mundo inteiro? E isso é o mundo inteiro mesmo, alguns países estão controlando melhor o vírus, mas estão parados em confinamento, é algo sério mesmo.
E no mercado publicitário?
Bom… Isso também afeta o nosso mercado, e bastante. Uma vez que o comércio não abre, que os prestadores de serviço não conseguem atender e que a população está com medo, sem saber o que vai acontecer e, por isso, segurando todo o dinheiro que tem com medo de faltar lá na frente, o nosso mercado acaba sofrendo.
Vivemos um tempo também de cancelamento de projetos, onde muita coisa que havia sido planejado e até já fechado, foi interrompido graças a todo esse momento.
A verdade é que mesmo com tudo isso, temos uma missão muito importante, que é a de fortalecer as marcas. Precisamos trabalhar elas e não deixar o nosso consumidor esquecer dela, pois se deixar isso passar pra voltar a trabalhar, o consumidor vai lembrar de você quando? E seu concorrente já estará trabalhando, e ai? Correr atrás depois é muito difícil.
Tenha em mente uma coisa, crises começam, mas acabam… Uma hora isso vai passar.
Vimos algumas marcas que deram tiros errados e principalmente CEOs de empresas com posicionamentos em horas erradas que acabaram batendo na empresa,. Pense bem se é hora disso, pois não é uma boa hora pra perder relevância de marca e não é uma boa hora pra um trabalho de recuperação além do que já será necessário.
A publicidade será essencial para a retomada da economia, temos um papel muito além da criação, teremos um papel estratégico em tudo isso, um papel de observar novas oportunidades para os clientes e juntos construir algo novo.
A publicidade sempre foi forte e sempre conseguiu se adaptar a vários cenários… Não é agora que não vamos conseguir.
Juntos somos mais fortes!